fbpx

Mudanças climáticas: como as catástrofes podem impactar os negócios

por | fev 28, 2024 | Dicas, Institucional

As chuvas torrenciais são uma das principais consequências das mudanças climáticas.

Não é novidade que as mudanças climáticas são uma ameaça para o equilíbrio dos ecossistemas e consequentemente para a existência dos seres vivos. 

Segundo um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), divulgado em 2023, os últimos oito anos foram os mais quentes já registrados, evidenciando um agravamento das condições climáticas que levam a eventos mais severos e frequentes. 

Esse cenário é apenas um retrato de décadas de poluição e degradação do meio ambiente, cujas consequências só tendem a crescer ao longo dos próximos anos.

Mas e quanto ao futuro dos negócios?

Em 2022, eventos climáticos custaram US$ 313 bilhões, com apenas uma fração dessas perdas sendo cobertas por seguros. O setor agrícola é particularmente vulnerável, enfrentando riscos de perdas significativas devido a condições climáticas adversas. Vale ressaltar que quase todos os setores enfrentam ameaças.

As mudanças climáticas exigem um posicionamento urgente das corporações. Seja diretamente por danos físicos, seja indiretamente através de riscos transitórios e de responsabilidade associados a mudanças nas políticas, leis, tecnologias e preferências de consumo.

Leia também: Conta de luz mais cara: saiba como economizar

Consequências, riscos e oportunidades

Enchentes e alagamentos são cada vez mais recorrentes com as mudanças climáticas.

Se o setor agrícola é um dos mais propensos a sofrer os impactos das mudanças climáticas, consequentemente, toda a cadeia de suprimentos também é afetada. Haja vista que todos os outros setores dependem do setor primário direta ou indiretamente.

Neste contexto de mudanças climáticas e pressões ambientais, o encarecimento dos processos e recursos naturais é uma preocupação crescente tanto para empresas quanto pessoas físicas. Aqui estão alguns pontos relevantes sobre esse tema:

Riscos operacionais

O aumento da frequência e severidade de eventos climáticos extremos, como tempestades, inundações e ondas de calor, pode causar interrupções significativas nas operações de uma empresa. Isso significa perdas de produção, danos à infraestrutura e interrupção das cadeias de suprimentos.

Riscos regulatórios

Governos ao redor do mundo estão em busca da implementação de regulamentações mais rígidas para combater as mudanças climáticas, como limites de emissões de carbono, tarifas sobre carbono e incentivos para práticas sustentáveis. 

As empresas que não se adaptam a essas regulamentações podem enfrentar penalidades financeiras, restrições operacionais e inclusive danos à sua reputação.

Riscos de mercado

A crescente consciência ambiental entre consumidores e investidores está mudando as preferências de mercado. 

Se um determinado negócio não demonstra comprometimento com a sustentabilidade, pode perder competitividade, enfrentar diminuição na demanda por seus produtos ou serviços e ter dificuldades em atrair investimentos.

Riscos financeiros

Os impactos diretos das mudanças climáticas, juntamente com as mudanças regulatórias e de mercado, podem afetar significativamente a saúde financeira de uma empresa. Isso inclui o aumento dos custos de operação e seguros, como a depreciação de ativos vulneráveis aos efeitos climáticos.

Oportunidades de inovação e crescimento

Embora as mudanças climáticas apresentem desafios significativos, elas também oferecem oportunidades para as empresas que se adaptam e inovam. 

O desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis, investimento em tecnologias verdes e a implementação de práticas de negócios mais eficientes podem abrir novos mercados e criar vantagens competitivas.

Responsabilidade corporativa e ética

Empresas têm a responsabilidade ética de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas e para a adaptação a seus efeitos. Isso inclui a implementação de práticas de negócios sustentáveis, investimento em comunidades locais afetadas, e iniciativas de combate às emissões de gases de efeito estufa.

Proteja o seu negócio contra eventos extremos

As empresas precisam se proteger contra os eventos extremos decorrentes das mudanças climáticas.

Para empresas que operam em regiões sujeitas a chuvas torrenciais e outros eventos climáticos extremos, a preparação adequada é crucial para minimizar interrupções e danos. 

Ter uma fonte de energia segura e alternativa é um dos pilares dessa preparação, dada a frequência com que esses eventos podem comprometer o fornecimento de energia convencional. 

Aqui estão algumas estratégias focadas no contexto brasileiro, em que enchentes e ondas de calor são cada vez mais intensas e frequentes:

1. Avaliação de riscos e planejamento

  • Análise de vulnerabilidade: realize uma avaliação de riscos para identificar como as chuvas torrenciais e outros eventos climáticos podem afetar suas operações. Considere fatores como localização geográfica, infraestrutura local e histórico de eventos climáticos na área.
  • Plano de Continuidade de Negócios (PCN): desenvolva um PCN que inclua procedimentos específicos para eventos climáticos, identificando funções críticas, recursos necessários e estratégias para manter as operações ou restaurá-las rapidamente.

2. Fontes de energia alternativas e seguras

  • Geradores de emergência: invista em geradores de energia confiáveis que possam ser ativados rapidamente em caso de interrupção do fornecimento de energia principal. Os geradores a diesel, a gás ou a biocombustíveis, são fundamentais para fornecer uma fonte de energia resiliente e sustentável (especialmente os geradores a biodiesel).
  • Manutenção e testes: realize manutenções regulares e testes nos sistemas de energia alternativa para garantir sua funcionalidade quando necessário. Isso inclui verificar combustível, peças de reposição e a capacidade operacional dos equipamentos.

3. Proteção e adaptação da infraestrutura

  • Adaptação física: reforce a infraestrutura física para resistir a inundações e tempestades. Isso pode incluir a elevação de equipamentos críticos, a instalação de barreiras físicas contra água e a impermeabilização de instalações.
  • Drenagem e impermeabilização: melhore sistemas de drenagem para evitar acúmulo de água em áreas críticas e utilize materiais impermeabilizantes em construções para reduzir danos por infiltração.

4. Comunicação e treinamento

  • Plano de comunicação: estabeleça medidas eficazes para informar funcionários, clientes e parceiros sobre interrupções e ações de resposta. Isso pode incluir sistemas de alerta rápido e plataformas de comunicação que não dependam exclusivamente da internet.
  • Treinamento de funcionários: treine regularmente os funcionários em procedimentos de emergência e evacuação, como no uso de equipamentos de emergência, incluindo geradores de energia.

5. Seguro e finanças

  • Seguro adequado: garanta que a empresa tenha um seguro adequado para cobrir danos causados por eventos climáticos, incluindo perda de receita devido a interrupções de negócios.
  • Reserva financeira: mantenha uma reserva financeira para emergências, que possa cobrir custos imprevistos relacionados a eventos climáticos, como reparos de emergência, compra de suprimentos ou custos operacionais adicionais.

Leia também: O que faz o departamento de engenharia da ATG Geradores?

Compartilhe essas informações!

Cada vez mais precisamos nos preparar contra as drásticas ameaças oriundas das mudanças climáticas e seus impactos tanto nos negócios quanto na sociedade em geral.

Se este artigo foi útil para você, compartilhe com seus amigos, líderes, colaboradores e equipes!

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This