fbpx

O que faz o departamento de engenharia da ATG Geradores?

por | fev 21, 2024 | Institucional

O departamento de engenharia da ATG atua ativamente para a sua garantia de energia contínua.

Você já se perguntou como a ATG Geradores assegura a excelência e o pleno funcionamento de seus equipamentos? Sabe qual é o papel do nosso departamento de engenharia nesse processo? 

Nós acreditamos na importância de um serviço abrangente. Por conta disso, para otimizar a eficiência e a operacionalidade, oferecemos uma gama de serviços especializados. Nossas soluções abrangem desde o dimensionamento preciso e a instalação de grupos geradores até a automatização de sistemas.

Além do mais, nos comprometemos com o bem-estar ambiental e a conformidade regulatória. Realizamos estudos detalhados para garantir que nossos equipamentos atendam às normativas de ruído e emissões. 

Essa abordagem holística assegura a sua satisfação como cliente, a sustentabilidade e responsabilidade social de nossas operações.

Ao longo deste artigo, conheça a importância do departamento de engenharia para a efetividade da geração de energia em seu empreendimento, condomínio, negócio ou indústria.

Leia também: Guia completo para escolher o fornecedor de geradores ideal

Dimensionamento de grupo gerador

O dimensionamento é uma tarefa primordial do departamento de engenharia.

Um grupo gerador é um sistema que converte energia mecânica, geralmente de um motor a combustão, em energia elétrica. 

Agora que sabemos disso, o dimensionamento se dá através do cálculo da carga total que ele precisará suportar. Considera-se todos os equipamentos e sistemas que dependerão de sua energia. 

Envolve uma análise detalhada das características e necessidades do local, incluindo o tipo de carga, como equipamentos essenciais, sistemas de iluminação e dispositivos de segurança.

Soma-se a potência de todos os aparelhos que serão alimentados pelo equipamento. Além do mais, é adicionada uma margem de segurança para acomodar picos de consumo e expansões futuras. 

O processo assegura que o gerador escolhido tenha capacidade suficiente para atender às necessidades energéticas sem sobrecarregar ou operar de forma ineficiente. Eis a importância do cumprimento desta etapa antes da instalação.

Fatores que influenciam na escolha do gerador

O nosso departamento de engenharia é encarregado de avaliar os diversos fatores para escolher o grupo gerador adequado para a sua demanda. Para isso, são considerados:

  • Tipos de Carga: Verificamos as cargas se são resistivas (como lâmpadas e aquecedores) ou indutivas (que incluem motores e compressores). Isso é de suma importância por que influencia na capacidade do gerador.
  • Cálculos de Potência: Somamos a potência de todos os dispositivos que serão alimentados pelo gerador. Depois, acrescentamos um adicional de cerca de 25% para garantir a capacidade de resposta a qualquer necessidade não antecipada.
  • Considerações Adicionais: Avaliamos variáveis como a tensão de trabalho. A relação de transformadores existentes e a análise de consumo energético passado para projetar o uso futuro.

Leia também: Escolha o tamanho adequado de geradores de energia para a sua empresa

Instalação do grupo gerador

A instalação do grupo gerador considera todas as indicações do dimensionamento realizado pelo departamento de engenharia.

A instalação do grupo gerador começa após o dimensionamento. Com a localização já pré-definida, considera-se quesitos como ventilação adequada, segurança e acesso para manutenção. 

A instalação envolve a montagem física do equipamento, conexão elétrica ao sistema de distribuição de energia. Se necessário, a integração com sistemas de transferência automática. 

Os “sistemas de transferência automática” (ATS) são dispositivos que transferem automaticamente a fonte de alimentação de energia elétrica. Ela passa de uma linha principal para um gerador de emergência quando detectam uma falha ou interrupção na fonte principal. 

Esses sistemas garantem a continuidade do fornecimento para equipamentos críticos sem intervenção manual. Oferecem segurança e conveniência em ambientes que requerem uma fonte de energia constante e confiável.

Por último, nossos especialistas de engenharia realizam os testes para garantir a operação correta e segura. Com isso, seguimos as normas técnicas para uma instalação eficiente,  estando em conformidade com as exigências de segurança e ambientais.

Leia também: A importância da automação em geradores de energia

Decreto Municipal de São Paulo 54.797/14

Nosso departamento de engenharia é responsável, ainda, por realizar estudos aprofundados. O objetivo é garantir que os geradores estejam em conformidade com o Decreto Municipal de São Paulo 54.797/14

Isso inclui a emissão de laudos detalhados de níveis de ruídos e poluentes, pelos quais reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade e bem-estar humano.

Frente aos nossos princípios, asseguramos que nossos equipamentos e serviços de manutenção atendem aos rigorosos padrões estabelecidos para a proteção do meio ambiente.

Solicite um orçamento!

Se você procura soluções de energia que estejam alinhadas com os mais altos padrões de sustentabilidade e eficiência, a ATG Geradores está pronta para atender às suas necessidades. 

Entre em contato conosco para mais informações e descubra como podemos ajudá-lo(a) a solucionar as suas demandas de energia para o seu projeto.

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This