fbpx

Conta de luz mais cara: saiba como economizar

por | fev 20, 2024 | Dicas

Espera-se um aumento de 6,58% na conta de luz ao longo de 2024.

Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia, a Abrace, espera-se um aumento de 6,58% na conta de luz ao longo de 2024, podendo chegar a 10,41%.

Essa tendência já vem dando sinais desde novembro do ano passado, quando a carga de energia bateu recordes nos horários de pico, o que obrigou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a aumentar a capacidade de abastecimento para prevenir um blecaute.

E qual a consequência disso? Sem dúvidas, um aumento expressivo na conta de luz dos consumidores finais.

Frente a essas tendências, que tal se prevenir desses riscos e manter a produtividade do seu negócio ativa? Confira este artigo até o final e tire suas conclusões!

Entendendo o aumento na conta de luz

O aumento na conta de luz é influenciado por múltiplos fatores interligados… 

As recorrentes ondas de calor aumentam a demanda por energia devido ao uso intensivo de sistemas de refrigeração. Paralelo a isso, alterações nos padrões de chuva afetam a capacidade de geração das hidrelétricas, que são a principal fonte de energia do Brasil. 

Essa combinação de demanda elevada e desafios na geração de energia aponta para um cenário mais crítico.

Quando os níveis dos reservatórios hidrelétricos estão baixos, o sistema elétrico recorre a fontes alternativas como usinas termoelétricas e nucleares, que têm custos de operação mais altos. E claro, esse recurso é refletido no aumento da conta de luz para os consumidores.

Leia também: Por que a conta de energia da sua empresa está nas alturas?

Como fugir desses altos custos?

Investir em soluções tecnológicas é fundamental para reduzir a conta de luz.

Agora que sabemos a imensa probabilidade desses custos indesejados, separamos algumas dicas muito práticas e eficientes para reduzir o consumo de energia e o consequente aumento nas contas de luz. Acompanhe a seguir:

  1. Auditorias Energéticas: descubra onde sua empresa consome mais energia. Uma auditoria energética pode identificar vazamentos e áreas de desperdício, proporcionando um caminho claro para a eficiência.
  1. Equipamentos de alta eficiência: substitua equipamentos antigos por versões mais eficientes. Equipamentos com selo de eficiência energética consomem menos energia e reduzem a conta de luz.
  1. Sistemas de climatização: ajuste o termostato para uma temperatura confortável e invista em sistemas de climatização eficientes, reduzindo o consumo de energia.
  1. Sistemas de gestão de energia: sistemas inteligentes podem monitorar e gerenciar o uso de energia em tempo real, ajudando a identificar oportunidades de economia.
  1. Fontes renováveis: a instalação de painéis solares pode reduzir significativamente sua dependência da rede elétrica, diminuindo a conta de luz a longo prazo.
  1. Práticas sustentáveis: encoraje os funcionários a adotar hábitos que economizem energia, como apagar luzes em salas desocupadas e utilizar equipamentos de forma consciente.
  1. Isolamento térmico: invista em isolamento térmico para paredes, tetos e janelas para manter a temperatura interna estável, diminuindo a necessidade de aquecimento ou ar condicionado.
  1. Iluminação natural: maximize o uso de luz natural em seu espaço de trabalho. Isso pode reduzir significativamente a necessidade de iluminação artificial durante o dia.
  1. Sensores de Movimento: instale sensores de movimento em áreas menos utilizadas para garantir que as luzes se apaguem automaticamente quando não houver ninguém no local.
  1. Capacite suas equipes: realize treinamentos para conscientizar sua equipe sobre a importância da economia de energia e como cada um pode contribuir para reduzir a conta de luz.

Leia também: Energia sustentável: descubra como os geradores a diesel estão evoluindo

Invista em geradores de energia

Investir em geradores de energia é uma estratégia inteligente para reduzir custos com a conta de luz durante os períodos de tarifação elevada. 

Além da economia, os geradores oferecem independência energética, garantindo o fornecimento de energia sem interrupções, crucial para operações que não podem parar. Isso inclui indústrias, hospitais, e data centers. 

A flexibilidade no uso de geradores permite que as empresas operem durante os horários de pico sem a preocupação com o aumento significativo nos custos de energia, otimizando a gestão financeira e operacional.

Se você gostou das informações e dicas apresentadas, assine a nossa newsletter para receber recomendações de conteúdos atuais e relevantes para o seu negócio! Clique no banner abaixo.

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This