fbpx

Acabou a luz: Como evitar a parada na linha de produção?

por | maio 4, 2020 | Dicas

A linha de produção estava a todo vapor, quando de repente caiu a energia. Acabou a luz e não há previsão de quanto tempo a empresa ficará parada!

Essa é uma das muitas preocupações que a indústria possui. Deixar de produzir agrega em prejuízos para as organizações, sobretudo financeiros.

Tenho certeza que você não deseja passar por isso em sua empresa. Há soluções que colaboram para evitar essa dor de cabeça, como o uso de geradores de energia, por exemplo.

No entanto, os motivos que levam à queda de energia são diversos. Assim como a interrupção do trabalho na linha de produção, o que nem sempre é relacionado à eletricidade.

Acompanhe o texto para entender melhor.

Acabou a luz, mas por quê?

No Brasil, o setor industrial consome cerca de 46% da energia elétrica gerada. Por ser responsável pela produção de insumos e bens de consumo, seu funcionamento é de extrema importância para a economia.

Não é de hoje que as empresas têm prestado atenção nas possíveis falhas no fornecimento elétrico, assim como no racionamento de energia.

Se acabou a luz, o setor é o que mais sofre. Afinal, sua produção é afetada e as consequências podem ser sentidas pelos consumidores. Além das falhas no fornecimento, é importante entender que as quedas nem sempre são relacionadas a esse fator.

A indústria utiliza diversos maquinários em suas atividades, essenciais para manter a linha de produção funcionando. Esses equipamentos precisam de cuidados constantes, como a manutenção preventiva, por exemplo.

Realizar a manutenção é uma forma de evitar gastos excedentes de eletricidade, como também evitar quedas repentinas. Não é incomum que alguns equipamentos interfiram no fornecimento elétrico, principalmente se estes apresentam defeitos.

Se acabou a luz na sua empresa, em alguns casos, o problema pode ser também interno.

Plano de contingência

Independentemente do motivo que ocasionou a queda de energia, é fundamental pensar em soluções para manter a produção funcionando normalmente.

O corte no fornecimento elétrico, sobretudo quando é constante, prejudica não apenas a linha de produção. Além do trabalho interrompido, pode haver atrasos nas entregas e prejuízos financeiros, o que é bastante preocupante.

E o agravo financeiro não está unicamente relacionado à produção e à interrupção dos trabalhos.

Quedas inesperadas podem danificar equipamentos, demandando gastos não programados de manutenção corretiva. Essa forma de reparo é mais custosa do que o preventivo.

Planos de contingência se tornam essenciais para resolver esse problema. É importante que a indústria tenha um escape para continuar funcionando normalmente, mesmo se acabou a luz.

Veja também: Como funciona a manutenção de geradores?

E o que pode ser feito?

Além de manter a manutenção dos equipamentos e maquinários em dia, sua empresa também pode recorrer a outras soluções.

Nesses casos, o recomendável é contar com um grupo gerador na indústria, que será acionado prontamente em casos de queda.

O uso de geradores de energia é uma realidade crescente em diversos locais, como hospitais e condomínios. Com o equipamento, o fornecimento de energia é mantido, muitas vezes de forma imperceptível após o corte.

A indústria pode se beneficiar desse equipamento, sobretudo em relação à produção. A maior vantagem é que não será necessário interromper o processo produtivo, mesmo que alguma máquina apresente danos porque acabou a luz.

Com os geradores em funcionamento, o reparo do equipamento pode ser feito sem afetar os demais.

Fora isso, há ainda outras vantagens, como:

  • Gera segurança, autonomia e competitividade para a indústria;
  • O grupo gerador pode ser usado de maneira esporádica ou contínua, dependendo das necessidades da empresa;
  • Colabora na economia do setor industrial, já que o equipamento pode ser utilizado em horários de maior pico, quando ocorre um maior gasto energético;
  • O fornecimento de energia é maximizado;
  • Geradores de energia são ligados automaticamente quando há corte na eletricidade, não interrompendo em nenhum momento a linha de produção.

Essas vantagens ilustram bem o quanto um grupo gerador pode ser útil para as indústrias, não apenas relacionado ao fornecimento elétrico.

A sua empresa pode se beneficiar de diversas formas com o uso de geradores de energia. E aqui no blog da ATG Geradores você fica por dentro de tudo relacionado ao equipamento. Acompanhe nosso blog para mais informações.

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This