fbpx

Biocombustíveis para Geradores de Energia

por | abr 15, 2024 | Dicas, Geradores de energia

Os biocombustíveis têm ganhado destaque como uma alternativa viável para automotores e geradores de energia.

Com a crescente preocupação com a sustentabilidade e a busca por fontes de energia mais limpas e renováveis, os biocombustíveis têm ganhado destaque como uma alternativa viável para alimentar não só automotores como também geradores de energia

Esses combustíveis, derivados de biomassa, oferecem uma solução promissora para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e mitigar os impactos ambientais associados às fontes não renováveis. 

Ao longo deste artigo, você confere quais são os biocombustíveis mais utilizados em geradores de energia, destacando suas características, benefícios e desafios.

Os biocombustíveis mais comuns no Brasil

No cenário energético brasileiro, os biocombustíveis desempenham um papel fundamental na busca por fontes mais sustentáveis e renováveis. 

No Brasil, a produção e a venda dos combustíveis, em geral, é regulamentada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e fiscalizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

Segundo a ANP, o país se destaca pelo uso de dois principais biocombustíveis líquidos: o etanol, derivado da cana-de-açúcar, e o biodiesel, produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais. 

Além destes dois, o biogás também se destaca como uma importante matéria-prima para a geração de eletricidade. 

Saiba mais: O Brasil deve dominar o mercado de Grupos Geradores até 2028

Regulamentação brasileira sobre os biocombustíveis

Em março de 2024, a Câmara dos Deputados aprovou uma legislação que traz mudanças significativas para o setor de combustíveis no Brasil. 

Uma das medidas mais relevantes é o aumento da mistura de etanol na gasolina, que passa de 22% para 27%, podendo chegar até 35%. Além disso, a porcentagem de biodiesel no diesel comum também terá um acréscimo gradual, aumentando 1% ao ano até alcançar 20% da composição total do diesel até 2030. 

Essa iniciativa busca promover o uso de biocombustíveis mais sustentáveis, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e alinhando-se com as metas ambientais do país. 

Além disso, o projeto de lei estabelece incentivos para programas que visam o desenvolvimento de combustíveis como o diesel verde, o combustível sustentável de aviação e o biometano. 

Essas mudanças representam um avanço significativo rumo a uma matriz energética mais limpa e renovável, fortalecendo o compromisso do Brasil com a sustentabilidade ambiental e a inovação tecnológica.

Confira também as mudanças no Mercado Livre de Energia, suas vantagens e desafios.

Biodiesel e biogás: os dois principais biocombustíveis

Embora o etanol seja amplamente utilizado como combustível para veículos automotores, ele não entra nessa lista porque a sua aplicação em grupos geradores ainda é limitada. 

Isso se deve principalmente à sua menor densidade energética em comparação com o diesel ou a gasolina, o que pode resultar em uma menor eficiência em determinadas aplicações.

Em outras palavras, significa que uma quantidade maior de etanol seria necessária para fornecer a mesma quantidade de energia que o diesel, tornando-o menos eficiente em termos de armazenamento e transporte.

Além disso, o etanol é mais corrosivo do que o biodiesel e o diesel, o que pode representar desafios adicionais para o uso em geradores de energia.

Confira, a seguir, os dois principais biocombustíveis utilizados para alimentar geradores e porque são mais comuns.

1. Biodiesel

O biodiesel é um biocombustível produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais, por meio de um processo chamado transesterificação.

O biodiesel é um biocombustível produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais, por meio de um processo chamado transesterificação. Nesse processo, o óleo ou a gordura é combinado com um álcool, geralmente metanol ou etanol, em presença de um catalisador, como hidróxido de sódio ou potássio. 

Isso resulta na separação dos ésteres de ácidos graxos, que são o biodiesel, e na produção de glicerina como subproduto.

A composição pode variar de acordo com a matéria-prima utilizada em sua produção, haja vista que as fontes mais comuns são óleos vegetais oriundos da soja, canola, girassol e óleo de palma. Gorduras animais, como sebo bovino e óleo de peixe, também são utilizadas. 

Benefícios do biodiesel

O biodiesel tem uma densidade energética comparável à do diesel convencional, o que significa que pode fornecer uma quantidade semelhante de energia por volume ou massa. Isso o torna adequado para uso em geradores de energia, onde a eficiência energética é crucial.

Algumas das razões pelas quais o biodiesel é considerado um diferencial em geradores incluem:

Renovabilidade

Afinal, é produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais, em contraste com os combustíveis fósseis, que são finitos e não renováveis. Isso torna o biodiesel uma opção mais sustentável a longo prazo.

Redução das emissões

Tende a produzir menos emissões de poluentes, como dióxido de enxofre, material particulado e gases de efeito estufa, em comparação com o diesel comum. Isso contribui para uma operação mais ambientalmente amigável dos geradores.

Biodegradabilidade

O biodiesel é biodegradável, o que significa que se decompõe naturalmente mais rapidamente do que o diesel convencional em caso de vazamentos ou derramamentos, reduzindo o impacto ambiental em caso de acidentes.

Segurança e manuseio

Também é considerado menos tóxico e inflamável do que o diesel convencional, o que pode melhorar a segurança durante o armazenamento, manuseio e operação dos geradores.

Compatibilidade

O biodiesel pode ser usado em motores diesel convencionais com pouca ou nenhuma modificação, tornando-o uma opção fácil e conveniente para substituir ou misturar com diesel comum em geradores existentes. 

  • OBS.: Cada caso é específico e, por isso, é fundamental contar com uma análise técnica do seu gerador.

2. Biogás

O biogás é produzido a partir da decomposição anaeróbica de matéria orgânica, como resíduos agrícolas, entre outros.

O biogás é outro combustível renovável produzido a partir da decomposição anaeróbica de matéria orgânica, como resíduos agrícolas, esterco animal, restos de alimentos e lodo de estações de tratamento de águas residuais. 

Esse processo de decomposição libera gases, como metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), que podem ser capturados e utilizados como fonte de energia.

Composto principalmente por metano, é um combustível eficiente e com baixas emissões de carbono quando queimado. 

Pode ser usado de diversas formas, incluindo a geração de eletricidade em geradores de energia, a produção de calor para processos industriais ou residenciais e até mesmo como combustível para veículos.

Diferenciais do biogás

Além dos benefícios ecológicos, o biogás tem se mostrado economicamente viável em muitos casos. Em comparação com os combustíveis fósseis, o biogás muitas vezes apresenta custos mais baixos, especialmente quando há uma fonte constante de matéria-prima disponível.

Outro aspecto importante é a diversidade de aplicações do biogás. Ele pode ser utilizado em: 

  • Geradores para produção de eletricidade; 
  • Sistemas de cogeração para geração combinada de eletricidade e calor;
  • E até mesmo ser purificado para ser injetado na rede de gás natural. 

Isso oferece uma flexibilidade significativa para sua utilização em diversos setores, incluindo agrícola, industrial, comercial e residencial.

Saiba mais sobre o universo dos geradores!

Se você gosta do assunto e tem interesse em acompanhar as novidades e atualizações, assine a nossa newsletter! Você receberá conteúdos exclusivos, dicas úteis e informações relevantes diretamente na sua caixa de entrada. Clique no banner abaixo e preencha o formulário!

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This