fbpx

Volta às aulas: como estão os geradores da sua escola?

por | fev 22, 2024 | Dicas, Geradores de energia, Tipos de Geradores

A volta às aulas requer muito da atenção de gestores e diretores escolares. Pense na garantia de energia contínua.

À medida que as escolas se preparam para a volta às aulas, uma questão crucial que muitas vezes fica em segundo plano é a condição dos geradores de energia

Com a crescente dependência de tecnologia e equipamentos eletrônicos no ambiente educacional, garantir uma fonte de energia confiável é cada vez mais necessário e essencial. 

Com isso, aproveitando essa temporada, preparamos este artigo para discutir a importância de realizar manutenções preventivas e inspeções nos geradores das escolas antes do início do ano letivo. Caso a sua escola não possua, é hora de firmar parceria com um fornecedor de renome.

Prepare-se para a volta às aulas

A volta às aulas é um período de reencontros e novos começos, como também deve ser um momento de revisão e preparo de infraestruturas críticas. Geradores de energia são fundamentais para manter a continuidade das atividades educacionais durante interrupções de energia, seja por fenômenos naturais ou falhas na rede elétrica. 

Eles não só asseguram o funcionamento de sistemas de iluminação e computadores. Também garantem o bom desempenho de equipamentos essenciais para a segurança, como sistemas de alarme de incêndio e câmeras de segurança.

A importância da manutenção preventiva

Realizar uma manutenção preventiva nos geradores é crucial. Esta inclui a verificação do estado de componentes mecânicos e elétricos, a substituição de peças desgastadas, o teste da capacidade operacional e a garantia de que o combustível está em condições adequadas para uso. 

Vale ressaltar a importância de se treinar a equipe da escola sobre como operar o gerador de forma segura e eficaz, garantindo que qualquer transição para o uso do gerador durante uma emergência seja tão suave quanto possível.

Sustentabilidade e desafios do futuro

Além da manutenção e do treinamento, é importante antecipar desafios futuros e planejar atualizações de geradores, conforme necessário. 

A adoção de tecnologias inovadoras é uma necessidade emergente para melhorar a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental, alinhando-se com os objetivos de desenvolvimento sustentável das instituições.

Sabemos que uma das soluções sustentáveis, tanto para escolas quanto para empresas, incluem o uso de sistemas solares fotovoltaicos para a geração de eletricidade limpa — isto é fato. 

No entanto, a implementação de geradores que funcionam com biocombustíveis para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e a adoção de tecnologias de armazenamento de energia, como baterias de íon-lítio, são fundamentais para garantir o fornecimento contínuo. 

Qual gerador é o mais ideal?

Nesta volta às aulas, faça um orçamento com a ATG e descubra qual tipo de gerador é o ideal para a sua escola.

Para escolher o gerador de energia adequado, é essencial iniciar pela análise da demanda energética específica do local ou da atividade a ser suportada. Isso envolve calcular a soma total dos watts necessários para os dispositivos ou sistemas que o gerador precisará alimentar. 

A escolha do tipo de combustível é outro fator crítico, com opções como diesel, gasolina, gás natural ou biocombustíveis, cada qual com suas vantagens em termos de disponibilidade, custo e impacto ambiental.

Considere também a eficiência energética do gerador, que pode afetar diretamente os custos operacionais a longo prazo e o impacto ambiental. A portabilidade pode ser crucial para aplicações móveis ou situações onde o gerador precisa ser movido regularmente. 

O nível de ruído é um aspecto importante, especialmente em ambientes educacionais, onde o ruído excessivo pode ser perturbador.

Ao incorporar esses critérios, você assegura uma tomada de decisão informada para esta volta às aulas! Beneficiando alunos, professores e toda a instituição.

Como escolher o fornecedor ideal?

Quanto ao fornecedor ideal, considere a experiência no mercado, a qualidade dos produtos, a disponibilidade de serviços de manutenção e assistência técnica, assim como o compromisso com a sustentabilidade. 

A ATG Geradores se destaca pelos seus 25 anos de experiência, assistência técnica 24h, e uma gama de serviços que incluem manutenção preventiva e corretiva, refletindo seu compromisso com a confiabilidade e a satisfação do cliente. 
Para saber mais, fale diretamente com um especialista e tire suas dúvidas. Nesta volta às aulas, conte com a ATG!

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This