fbpx

Quais são os tipos de energia existentes?

por | dez 17, 2021 | Dicas

Talvez você não saiba, mas existem diferentes tipos de energia além da elétrica que é a mais utilizada. Na rotina, a energia é um fator essencial e indispensável para viver.

Entender como funciona a geração de energia e os tipos existentes, é um passo importante para melhor aproveitamento delas. Também é uma maneira de entender quais fontes são menos agressivas ao meio ambiente e consideradas sustentáveis, por exemplo.

Pensando nisso, preparamos uma explicação mais detalhada de todos tipos de energia:

Conheça cada tipo de energia

De forma geral, as fontes são diversas e usadas no mundo todo para as tarefas de rotina. Para gerar energia existem 5 possibilidades principais:

  • Mecânica
  • Térmica
  • Elétrica, que é a mais conhecida e utilizada;
  • Química;
  • Atômica;

Essas são fontes que normalmente, impactam o meio ambiente de maneira negativa.

A produção de energia também pode ser feita com fontes naturais, vindas do sol e dos ventos, sendo elas solar e eólica. Nestes casos estamos falando de uma produção limpa e renovável que não causa males a natureza.

E aqui estão os 7 tipos de energia:

1) Energia elétrica

Essa você conhece bem, afinal usamos a eletricidade diariamente, seja em casa, no trabalho e diversos outros locais. Aliás, um dos objetivos da energia elétrica é justamente facilitar a rotina.

Ela é produzida com a finalidade de fazer funcionar aparelhos eletrônicos, domésticos, abastecer estabelecimentos comerciais, ruas e nossas casas. 

Na geração dela são utilizas as usinas hidrelétricas e termoelétricas. Toda a produção é conduzia por uma ampla rede de transmissão até que chegue ao consumidor final.

2) Energia Solar

Os painéis fotovoltaicos são os responsáveis por captar a radiação solar e transformá-la em energia. Essa é uma fonte inesgotável, mas que depende de alguns fatores para a produção:

– Estação do ano;

– Região;

– Condições climáticas.

Ainda assim, esse é um dos tipos de energia que tem se popularizado no país e não para de se desenvolver.

Leia mais: https://www.atggeradores.com.br/blog/consumo-de-energia-eletrica/

3) Energia eólica

Também chama de energia cinética, ela é produzida pelas massas de ar em movimento. Mais conhecido como: vento.

No Brasil, a energia eólica é mais popular em estados como Nordeste, por ser uma região propícia para a produção. O Rio Grande do Norte é o maior produtor tendo, ao todo, 137 parques eólicos em atividade.

4) Energia química

Entre os tipos de energia, essa é baseada em reações químicas, onde são armazenadas todas as matérias com ligações. Quando elas se quebram, o recurso é produzido.

As plantas ao realizarem a fotossíntese produzem essa fonte de energia. É o mesmo caso da combustão de combustíveis e a energia nuclear.

5) Energia atómica

Popularmente conhecida como nuclear, a energia é gerada pela fissão do núcleo atômico e a liberação de calor resultado desse processo.

O uso mais comum da fonte é para armamento, um exemplo foi o bombardeamento em Hiroshima e Nagasaki durante a 2ª Guerra Mundial.

A energia atómica é uma fonte não renovável e extremamente perigosa. Outro evento histórico relacionado a ela é o acidente na usina de Chernobyl, tornando o local em inabitável devido aos índices elevados de radiação.

6) Energia térmica

Como o nome indica, esse tipo de energia tem relação as altas temperaturas e sua origem vem da cinética, movimentação de partículas e moléculas.

Basicamente, quanto maior a movimentação, mais elevado é grau de temperatura. A energia térmica é usada em nosso dia a dia em um objeto muito comum: o ferro de passar roupas.

7) Energia mecânica

Dos tipos de energia existentes, a mecânica tem relação com a produção de trabalho. Ela apresenta categorias distintas chamadas de cinética e potencial que por sua vez possuem outras duas classes: gravitacional e elástica.

São essas as fontes de energia que podemos encontrar no mundo. Mas, como já dito, é a elétrica que utilizamos com maior frequência, sobretudo aqui no Brasil.

Você tem interesse em aprender mais sobre energia e o uso correto desse recurso em nosso dia a dia? Então, está no lugar certo! Acesse através do nosso blog e encontre outros conteúdos como esse.

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This