fbpx

O que é Watts? Conheça essa e outras unidades de medida

por | jan 7, 2022 | Dicas

A energia é um recurso totalmente necessário para nossa sobrevivência e através dela somos impactados com termos desse meio. Você sabe o que é watts, volt e kVA? São palavras que fazem parte da rotina, mas que muitas vezes desconhecemos o significado. 

Esses termos existem por serem unidades de medidas e são apresentados, principalmente, em produtos elétricos.

Entender seu significado e para que são utilizados ajuda na escolha dos produtos que consumimos. Pensando nisso, vamos te explicar cada uma das unidades de medida no decorrer do texto. Confira a seguir. 

Conheça as unidades de medida elétrica

Antes de responder a pergunta sobre o que é Watts, é interessante entender do que se trata esse assunto e porque faz parte da nossa vida.

Quando você compra um eletrodoméstico, por exemplo, existem especificações técnicas referente aquele aparelho. Um delas é relacionado ao consumo de energia que irá impactar diretamente na rotina do local.

Existem aparelhos mais econômicos e você só saberá identificar esse diferencial conhecendo o significado das unidades de medida.

Além do Watts, temos ainda volt e kVA, onde um está ligado ao outro.

Leia mais: Eficiência energética: 4 dicas para uma gestão de energia

Unidade de tensão elétrica: conheça o volt

O volt é usado para medir a tensão da eletricidade, tendo esse nome por conta de Alessandro Volta, inventor da pilha.

Em processos físicos, ele é representado pelo símbolo V e equivale ao potencial de transmissão de energia divido pela carga de eletricidade.

Para medir o volt, utiliza-se Joules. Sendo assim, a cada 1 volt, a movimentação da carga é de 1 joule de energia elétrica.

Simplificando ainda mais o assunto, a tensão elétrica é a voltagem dos aparelhos.

Kilovoltamperes

Outra unidade de medida que nos deparamos é o kVA ou kilovoltamperes (seu nome).

Aqui estamos falando sobre a potência aparente entre fontes de energia baseada em duas variáveis. A primeira delas é a potência ativa, que você entenderá melhor quando explicarmos o que é watts. A outra é a potência reativa também chamada de var.

Cada kVA representa 10³ voltamperes e para chegar a esse resultado é preciso realizar um cálculo matemático.

Motores elétricos, como um gerador de energia, precisam das potencias ativas e reativas para funcionar. No caso elas irão atuar em partes distintas do sistema, fornecendo a tensão e correntes para que o motor funcione corretamente.

Isso nos leva a última unidade de medida que iremos tratar no texto. Continue a leitura!

O que é Watts?

Essa unidade de medida foi descoberta pelo matemático James Watt. Essa é a potencia obtida a realizar um trabalho, convertendo a energia em joules. Por isso, um joule por segundo é o equivalente a 1 watt.

O termo é bastante conhecido em nossa sociedade por estar presente no cotidiano da sociedade. São os watts que representam o gasto energético de aparelhos e consumo geral nas contas de energia.

Neste caso, quando você recebe a conta mensal, o gasto energético é representado em watts.

Todos os aparelhos que possuímos em casa consomem energia desta forma, uns mais, outros menos.

Você sabia dessa informação?

Caso queira aprender mais sobre energia, consumo e formas de economizá-la, está no lugar certo. Visite nosso blog e tenha acesso a outros conteúdos como este.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 02_CTA-1024x106.png

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This