Saiba por que o processo de manutenção é necessário para os geradores de energia

Todo e qualquer equipamento precisa passar por uma manutenção preventiva e corretiva. Enão seria diferente para os geradores de energia. Esse recurso garante um bom funcionamento do aparelho, além de reparos quando necessário.

Esse tipo de manutenção é realizada com o foco em prevenir, como o próprio nome indica, possíveis danos ao equipamento. É um processo bastante comum e recorrente, sobretudo em aparelhos como o gerador.

Se precaver contra falhas por meio da manutenção preventiva e corretiva é uma forma de evitar dores de cabeça e a parada do gerador de energia. Tal situação pode causar, principalmente, transtornos a quem depende da máquina.

Imagine, por exemplo, que há um gerador de energia em seu prédio e ele deixa de funcionar justamente quando há uma queda elétrica. O equipamento que deveria servir como auxílio em situações como esta acaba promovendo mais problemas.

É por isso que o processo de manutenção é tão necessário, mas existem outros fatores que serão esclarecidos neste texto. Veja a seguir:

Entenda a diferença entre manutenção preventiva e corretiva

Como enfatizado na introdução, a manutenção preventiva é necessária para inibir possíveis falhas que o gerador possa apresentar.

Sendo assim, ela é feita em um período determinado por um técnico especializado. Sua função é avaliar o equipamento como um todo e realizar testes para identificar potenciais inconformidades.

Desta forma, o técnico consegue prever quaisquer problemas que possam ocorrer com o gerador e repará-lo previamente. É uma medida barata e totalmente necessária para o equipamento.

Leia também: Gerador a diesel x gasolina: Qual a melhor opção?

A falta deste tipo de manutenção pode gerar problemas diversos para os geradores de energia. Um dos pontos mais críticos é o funcionamento do equipamento, que pode ficar comprometido pela falta de manutenção.

Geradores de energia que passam pelo processo preventivo tendem a apresentar poucas intercorrências ao longo de sua vida útil. Por outro lado, a manutenção corretiva é feita quando ocorre um dano no equipamento, ou seja, é feito o conserto. É um processo que gera custos elevados, muito acima do valor da preventiva. Por isso a diferença entre manutenção preventiva e corretiva.

Vantagens da manutenção

Independentemente do processo, na manutenção preventiva e corretiva é possível garantir algumas vantagens:

Em todo caso, geradores de energia que não passam por manutenção podem apresentar uma série de problemas. Por ser um equipamento delicado, tenha atenção ao período de reparo e avaliação, para garantir a vida útil da máquina.

Agora que você já sabe a importância desse processo, que tal conhecer mais sobre geradores de energia, seu funcionamento e alguns modelos? Visite o blog da ATG Geradores e saiba mais sobre o assunto.