fbpx

Horário de pico de energia: Entenda como isso afeta sua empresa

por | jun 24, 2022 | Dicas

O horário de pico é um determinado período no dia em que o consumo de energia é elevado. Cada estado tem uma faixa de horário considerada de ponta, em São Paulo, por exemplo, ela ocorre das 17h às 20h30. 

A energia é consumida tanto em residências, quanto no setor comercial, já que muitas empresas ainda não encerraram suas atividades no horário. 

É por isso que neste artigo vamos entender como a faixa de horário afeta a sua empresa e o que fazer para melhorar a situação. Vamos lá?

O que é horário de pico?

Conhecido também como horário de ponta, trata-se de um momento no dia em que o consumo de energia é alto. Normalmente, é nesse período que o consumidor está em casa e utiliza o chuveiro e eletrodomésticos para suas atividades de rotina.

Além das residências, as empresas entram nessa faixa, já que boa parte das indústrias e comércios ainda estão em atividade. 

O horário varia das 18h até às 21h, podendo começar e terminar mais cedo dependendo do estado. Em São Paulo, como já mencionado, vai das 17h às 20h30. 

Como o horário de pico influencia na conta de energia?

O período é considerado crítico para o fornecimento de energia pelas companhias. Isso porque há mais pessoas consumindo e as concessionárias precisam dar conta de suprir essa demanda. 

O horário apresenta o valor mais elevado da tarifa de energia, encarecendo as contas no fim do mês. Esse é um dos motivos das empresas reduzirem o uso de máquinas durante o período. 

Para amenizar a situação, a Aneel trabalha com campanhas de conscientização e outras ações que promovem a redução do consumo. Também existe a opção da Tarifa Branca, mas sobre ela você entende no próximo tópico. 

Tarifas x horário

As faixas de horário são classificadas como de ponta, intermediária e fora de ponta. Normalmente, a tarifa para residências é fixa, diferente das empresas, principalmente do setor industrial. 

Então, as tarifas para empresas durante o horário de pico podem sofrer variação. Como hoje existe a opção da Tarifa Branca, é possível controlar melhor o consumo e economizar. 

A alternativa é um incentivo para que as empresas adotem um consumo médio de 250 kW por mês ao longo do ano. Elas também devem se comprometer a gastar mais energia fora do horário de ponta. 

Para entrar nessa tarifa, é preciso que o titular da conta solicite a opção em postos de atendimento. Ela é válida para consumidores dos subgrupos B1, B2 ou B3 e para o grupo A que apresente consumo similar ao B. 

Soluções para reduzir o consumo

Mesmo que a empresa não adote a tarifa branca, é ideal ter medidas para um consumo adequado e econômico. Trouxemos aqui duas ações que podem ajudar: 

Definir metas de redução

O consumo de energia em uma empresa está atrelado a liderança e ter metas claras para redução esbarra nessa questão. É importante que a empresa analise seu consumo energético por setor para aplicar as metas. 

Isso servirá para entender qual setor gasta mais energia e gera desperdícios, para que o controle seja abrangente. 

Usar um gerador de energia

Essa é uma alternativa que pode colaborar positivamente para a redução do consumo, inclusive fora do horário de pico

O gerador de energia é um equipamento com potência suficiente para abastecer a empresa ao longo do horário. Também serve para situações de emergência, caso haja falhas no fornecimento convencional. 

Que tal aprender mais sobre esse equipamento? Clique aqui para acessar nosso blog e ler outros conteúdos que explicam sobre os geradores. 

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This