fbpx

O que é um gerador trifásico?

por | abr 19, 2022 | Dicas

Com certeza você sabe que grupos geradores são responsáveis por fornecer energia de modo emergencial para residências e comércios. Mas você sabe o que é um gerador trifásico? 

Não tem problema se você respondeu “não”, esse artigo irá explicar o que é esse tipo de equipamento, como ele funciona e quais são as vantagens de utilizá-lo.

Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema! 

Tipos de sistemas que um gerador pode ter

Antes de explicar mais detalhadamente sobre o gerador trifásico, precisamos entender que os geradores podem fornecer energia em três sistemas diferentes: monofásicos, bifásicos e trifásicos.

Esses sistemas de fornecimento são definidos pela empresa de energia elétrica, conforme a potência consumida por cada instalação, sendo assim, cada sistema gerador é compatível com determinado fornecimento de energia. Por exemplo: um gerador monofásico, bifásico ou trifásico, sempre será indicado com base na carga que o quadro geral do local possui. 

Sistema monofásico

Esse é o tipo mais simples, já que é composto por apenas 2 fios, um de fase e outro neutro. No monofásico a energia é fornecida em um único valor de tensão para carga. Esse valor é medido pelo diferencial potencial da fase e neutro. 

Sistemas monofásicos são comuns nos quadros de energia residenciais. Por isso, normalmente esses ambientes possuem geradores monofásicos, que geralmente são pequenos, portáteis e utilizados para fornecer energia a diferentes equipamentos, como notebooks, lâmpadas e televisores.

Sistema bifásico

Aqui o sistema possui uma composição com 3 fios, onde 2 são de fase e um neutro. Geradores bifásicos fornecem energia em dois valores de tensão de carga. 

A base é a diferença de potencial da fase para o neutro e de fase para fase. Além disso, o sistema bifásico apresenta tensão entre a fase e neutro de 50% em relação à fase/fase, sem contar, que este sistema pode ser utilizado sem neutro acessível.

Gerador e sistema trifásico

O gerador trifásico é um sistema composto por 4 fios no esquema de 3 fases e um neutro. Além disso, ele apresenta dois valores de tensão de carga para o fornecimento de energia. 

O sistema leva esse nome por ser alimentado por 3 fases. Os fios são separados em fase A, fase B e fase V, além do neutro.

Vale lembrar que essa é uma nomenclatura universal, usada para facilitar a identificação do sistema no momento da manutenção. Sendo assim, não é usada somente para geradores, mas também em outros equipamentos. 

A energia trifásica apresenta 3 ondas monofásicas que trabalham juntas. Além disso, o sistema demanda uma quantidade menor de cobre ou alumínio, sendo capaz de gerar a mesma potência de outros sistemas. 

O gerador trifásico é amplamente utilizado na indústria e em condomínios residenciais ou comerciais que exigem mais carga e demandam um gerador com maior potência. Porém, como dito anteriormente, isso sempre dependerá do quadro de energia do local.

Vantagens de usar um gerador trifásico

Esse equipamento apresenta diferenciais interessantes e cruciais. Por isso, separamos as principais vantagens para você conhecer:

  • A potência de um gerador trifásico é instantânea total e constante, graças ao torque que sofre menos vibrações; 
  • Seu sistema é mais eficiente e sua potência total nunca é zero;
  • Por serem alimentados por 3 fases, os motores não precisam de outro dispositivo para funcionar;
  • Permite alteração de tensão através de configuração das bobinas;
  • Permite alimentar cargas monofásicas;
  • Sua capacidade de partida é independente.

Resumindo

Nesse artigo você descobriu que o gerador trifásico é o mais utilizado, pelo fato de entregar um sistema eficiente, que não precisa de nenhum outro dispositivo para funcionar e é capaz de suportar grandes tensões, apresentando condições estáveis para fornecer eletricidade. 

Agora que sabe tudo sobre o gerador trifásico, que tal aprender mais sobre esse equipamento e como ele pode ajudar no seu dia a dia e na sua empresa? Clique aqui para entrar em nosso blog e ter acesso a outros conteúdos. 

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This