fbpx

Como dimensionar um gerador? Entenda como essa etapa é feita

por | jun 10, 2022 | Sem categoria

Você sabia que dimensionar um gerador é parte importante do processo de instalação?

Antes da instalação são definidos alguns pontos, como o objetivo de uso e a capacidade energética. Essas questões são consideradas para o dimensionamento, etapa fundamental para que o gerador funcione de forma adequada.

Para entender melhor, trouxemos os principais pontos desse assunto. Continue a leitura para saber mais!

Por onde começar esse processo?

A etapa de dimensionamento reúne uma série de informações necessárias para executá-lo. Isso é importante porque existem modelos e marcas distintas, onde as especificações são variadas.

Um gerador pode ter voltagem de 110v até 380v, ser trifásico ou monofásico, partida manual ou elétrica, entre outras características. Por isso é tão importante saber dessas informações antes da instalação, e o dimensionamento faz isso. 

Quando a ATG Geradores vai dimensionar um gerador, ela estuda todos esses pontos para entender o projeto. Assim, conseguirá organizar para que o equipamento cumpra o seu objetivo. 

O tamanho, por exemplo, interfere no fornecimento de energia. Se ele precisa atender um prédio, precisa ter as dimensões e potência adequadas para isso. 

O que é necessário para dimensionar um gerador?

Esse processo irá garantir o bom funcionamento do grupo gerador. Se for subdimensionado, o equipamento pode apresentar problemas de desempenho que podem comprometer sua vida útil. 

O ideal é que ele trabalhe com 30 a 70% da capacidade nominal para não apresentar problemas. 

Para que isso seja possível, você vai precisar reunir as seguintes informações:

  • os tipos de cargas predominantes no local de instalação;
  • as características físicas do espaço; 
  • o regime de utilização do equipamento, que pode ser emergencial.

Outros aspectos também são necessários, como as placas dos equipamentos que serão ligados ao gerador. Neste caso, as potências desses aparelhos, corrente e voltagem de funcionamento devem ser levantadas. Não se preocupe, a ATG Geradores verifica tudo isso para você na visita de dimensionamento do gerador.

Cálculo de dimensionamento 

É preciso fazer contas para dimensionar um gerador, visto que os dados sobre os aparelhos ligados a ele são considerados. 

O cálculo tem como base os valores da potência em Watts de cada um dos aparelhos. Essa informação está presente nas placas dos eletrodomésticos e eletrônicos. 

Os equipamentos são separados em 2 grupos: resistivos e indutivos. O primeiro grupo é composto por aquecedores, televisões, chuveiro e outros itens. Já o segundo é voltado para aparelhos que possuem algum tipo de motor. 

Se forem resistivos, o valor de pico e nominal não muda. Agora para os indutivos, é necessário simplificar a carga de pico por 4 vezes a nominal. 

Com esses dados em mãos, o cálculo é feito para chegar em um valor que indique as características ideais para o grupo gerador. 

Sabendo disso, o próximo passo é dimensionar um gerador de energia adequado ao espaço de instalação. Esse processo deve ser feito por uma equipe técnica capacitada para o serviço prezando pela segurança e qualidade. 

Embora pareça algo simples, o cálculo é complexo e detalhado, demanda conhecimentos técnicos que somente profissionais qualificados apresentam. 

Neste caso, você pode contar conosco para que o gerador seja dimensionado adequadamente e instalado. Para saber mais, clique aqui e conheça nossos serviços. 

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This