fbpx

Como fazer a limpeza de radiador correta do meu gerador?

por | mar 25, 2022 | Dicas

Você sabe como é feita a limpeza de radiador? Muitas pessoas fazem essa pergunta e não sabem muito bem para que serve esse cuidado. Esse é um processo bastante importante para a manutenção e crucial para prolongar a vida útil do gerador

O radiador é um componente do sistema de arrefecimento do motor, responsável pelo controle de temperatura do equipamento. Por esse fator, deve receber total atenção com a limpeza periódica da peça. 

Neste artigo, vamos abordar as etapas desse processo de limpeza e tirar todas as dúvidas sobre os cuidados necessários com o gerador. Então, continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

Cuidados básicos

A limpeza de radiador é um processo que deve ser realizado por um técnico especializado, tal como as demais manutenções do gerador, já que alguns cuidados básicos são recomendados para esse processo. 

O técnico irá precisar de algumas ferramentas e utensílios para manuseá-lo, e antes de iniciar o processo de limpeza de radiador, irá desligar o grupo gerador, causando o resfriamento do equipamento. Cuidados como esse são a peça chave para evitar acidentes. 

Como é feita a limpeza de radiador

Para iniciar o processo de limpeza, é necessário afrouxar a válvula de drenagem para a liberação do fluido de refrigeração. Quando esses fluidos acabarem, o próximo passo é fechar essa válvula.

Feito isso, o técnico colocará água no roteador até o limite e deve ligar o gerador por pelo menos 10 minutos. Por fim, o motor é desligado novamente para que o equipamento volte a esfriar. 

Assim como o fluido, a água deve ser retirada, por isso a válvula é aberta mais uma vez. Esse líquido irá sair com rejeitos armazenados nos componentes, e este processo é repetido até que ela saia totalmente limpa.

Papel do aditivo nesse processo

Após o uso da água para a limpeza do radiador, é chegada a hora de adicionar o fluido de arrefecimento no sistema. Esse líquido pode ser combinado a um aditivo anticorrosivo e tem um papel bem importante nesse processo de manutenção. 

O radiador recebe o líquido aquecido (água + aditivo) que circula por todo o sistema para arrefecer e ser resfriado. O próprio aditivo impede que a água suba a uma temperatura elevada e acabe fervendo o motor. 

Neste caso, o aditivo mantém a temperatura da água em um nível adequado para o funcionamento correto do radiador. Sem contar que, por ser anticorrosivo, evita que a água danifique os sistemas, já que nessa circunstância, ao entrar em contato com o ar ela se torna perigosa. 

Resumindo

A limpeza do radiador é um importante processo de manutenção, e quando feita no tempo certo, com profissionais especializados e com produtos de qualidade, não compromete seu funcionamento e aumenta a vida útil do equipamento. 
Lembre-se que esse é um processo que exige conhecimentos técnicos. Por isso, conte com a ajuda especializada da ATG para executar a manutenção do seu gerador. Clique aqui para saber mais sobre os nossos serviços.

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This