fbpx

Nobreak industrial X gerador de energia: qual a melhor opção para reduzir custos?

por | mar 18, 2022 | Manutenção

Mesmo sendo equipamentos bem similares, o nobreak industrial e o gerador de energia tem suas diferenças. Ambos são utilizados para o fornecimento de energia em casos de emergência, como você deve saber. 

Por serem tão parecidos, é importante conhecê-los a fundo para entender no que são diferentes. Isso também será útil para identificar qual equipamento é ideal para a sua necessidade. 

Neste artigo você vai entender as diferenças destes equipamentos e qual a melhor alternativa para seu condomínio ou empresa. Vamos lá!

O que é um nobreak industrial?

Trata-se de um equipamento capaz de fornecer energia para aparelhos ligados a ele. 

Para funcionar, o nobreak industrial regula a voltagem de energia protegendo os dispositivos contra oscilações no fornecimento convencional. 

Isso evita que os aparelhos conectados sofram danos caso haja uma queda de energia.

Embora o nome remeta ao fornecimento contínuo, ele tem um limite máximo para alimentar os dispositivos. Nobreaks para uso doméstico, podem manter um computador ligado por cerca de 5 minutos em casos de oscilação. 
Sendo assim, a função do equipamento é manter o dispositivo conectado por tempo suficiente para encerrar as atividades. 

Diferença entre nobreak e gerador de energia 

Como mencionado, esses equipamentos se assemelham por fornecer energia. No entanto, essa é a única característica que compartilham. 

O nobreak industrial é um equipamento que mantém outros aparelhos ligados por alguns minutos, para evitar danos pela queda de energia. 

Ele também tem a função de estabilizar os dispositivos conectados, tornando a energia mais “pura”. Regulando a voltagem da eletricidade, evita que os aparelhos sofram com picos de energia. 

É um componente que serve para uso doméstico e também industrial. 

Já o gerador tem a função de transformar fontes de energia em eletricidade. Deste modo, pode manter o fornecimento caso haja uma falha por parte das companhias. 

Os geradores conseguem fornecer energia por algumas horas e abastecer prédios inteiros, mantendo sua rotina. 

Por esse fator, são mais considerados como um plano de contingência em caso de emergências. O grupo gerador é um equipamento presente em hospitais, supermercados e para eventos, evitando que os locais fiquem sem energia. 

Qual deles é indicado para a indústria?

Agora que conhece as diferenças entre o nobreak industrial e o gerador de energia, fica mais fácil definir qual pode te auxiliar. 

Embora o nobreak colabore para estabilizar a energia, ele não consegue fornecê-la como o gerador. 

Esses equipamentos são ideais para evitar que os dispositivos conectados sofram danos. Sendo uma medida de emergência em casos de queda.

Mas, se você visa uma solução mais prática e eficiente, ao invés do nobreak industria, o gerador com certeza é o mais indicado. As atividades não podem ser interrompidas caso falte energia. O grupo gerador conseguirá manter todos os setores ativos até que o fornecimento seja retomado. 

Por conta de seu acionamento automático, você nem irá perceber que houve uma queda. Isso porque ao identificar a falha, o gerador passa a funcionar, levando alguns poucos segundos. 

Sabendo disso, você deve estar interessado em conhecer mais sobre geradores de energia, certo? Então, acesse nosso blog e confira os inúmeros conteúdos sobre este assunto. É só clicar aqui.  

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This