Assim como muitos equipamentos, o gerador de energia elétrica precisa de alguns cuidados. O mais importante deles é a manutenção, que deve estar sempre em dia.

Deixar de lado esse procedimento é algo preocupante, já que pode comprometer seu funcionamento.

Agora, você sabe dizer quando foi realizada a última vistoria no seu gerador? Caso não esteja lembrando, talvez seja a hora de dar mais atenção a esse procedimento.

Veja a seguir porque a falta de manutenção preventiva pode ser um problema para a sua empresa.

Por que a manutenção é tão necessária?

Como qualquer máquina, o gerador de energia elétrica demanda atenção constante, sobretudo por sua alta complexidade.

A ideia da manutenção é preservar sua vida útil e a normalidade de operação, visando um funcionamento adequado. Por isso, é recomendado que o procedimento seja feito de maneira preventiva.

Ela é chamada de preventiva pelo fato dos técnicos conseguirem reparar possíveis danos ao equipamento antes que aconteçam. Nesse processo são feitos testes e análises dos componentes do gerador, de modo a verificar se apresentam algum tipo de falha.

Assim, caso seja necessário, é feito o reparo do equipamento, sem precisar interromper o uso para isso. Com a manutenção preventiva, o gerador pode durar décadas e funcionar em perfeito estado, como um equipamento novo.

Quando o gerador de energia elétrica precisa passar por manutenção?

A manutenção do gerador de energia elétrica pode ocorrer de forma semanal, mensal ou anual. Em cada intervalo entre os prazos, são verificados partes e componentes diferentes do gerador.

No caso do intervalo mensal, os técnicos devem vistoriar todos os filtros, o que inclui combustível e ar.

Além da vistoria, também é executada uma limpeza destes componentes, visando eliminar detritos que possam comprometer o funcionamento da máquina.

A bateria também deve ser examinada. Os técnicos devem buscar folgas ou possíveis corrosões nos conectores. A correia também passa por análise, em busca de sinais de desgaste.

Por fim, o sistema de refrigeração é vistoriado e passa por uma limpeza completa.

Leia também: Empresas de geradores: Dicas para escolher a certa na hora da manutenção

Cuidados diários com o gerador

Caso o gerador seja utilizado de forma contínua, ele também precisará de cuidados diários. Sendo assim, a manutenção serve para:

Todos esses procedimentos evitam que o gerador de energia elétrica apresente falhas em seu funcionamento. Sem a manutenção preventiva, o equipamento pode precisar de um reparo corretivo, que é mais custoso.

Além disso, o processo pode exigir que o gerador fique parado por alguns dias até que seja finalizado. Caso a sua empresa dependa do equipamento para o abastecimento elétrico, ela terá os serviços interrompidos e queda da produção.

Problemas evitados com a manutenção preventiva em geradores

A ideia principal de executar a manutenção é evitar que o equipamento tenha seu funcionamento interrompido para reparos.

Um gerador é capaz de fornecer energia de maneira segura e sem interrupções, garantindo as operações rotineiras da sua empresa. A falta da manutenção pode trazer algumas dores de cabeça a você, já que o equipamento deixará de funcionar adequadamente.

Possíveis falhas e até o não funcionamento da máquina podem trazer problemas, como:

Temos quase certeza que esta situação caótica é algo que você deseja muito evitar em sua empresa.

Então, para fugir de qualquer problema, o melhor mesmo é não deixar passar o período de manutenção. Com o procedimento em dia, seu gerador estará sempre em ótimo estado e pronto para lhe atender.

Quer saber mais sobre geradores de energia e dicas sobre manutenção? Acompanhe o blog da ATG Geradores e saiba tudo sobre esse equipamento tão essencial para sua empresa.