fbpx

Condensação da água: como acontece no gerador?

por | set 22, 2021 | Manutenção

A condensação da água é um fenômeno comum em grupos geradores que não costumam passar por manutenção. Isso significa um problema sério para o equipamento!

No entanto, neste texto iremos te explicar o que é esse fenômeno em detalhes. Confira mais a seguir:

O que é condensação da água?

De forma resumida, esse é um processo de formação de água que ocorre no equipamento. A condensação afeta diretamente a eficiência do gerador, que é comprometida, assim como a sua vida útil.

Em outras palavras, é algo sério e que deve ser evitado. Caso o gerador não passe pela manutenção adequada, a condensação da água pode resultar na troca do equipamento muito antes do esperado.

O problema costuma atingir o tanque de combustível na maioria dos casos, armazenando líquido nesse recipiente. O fenômeno é um efeito que ocorre por ações do clima, logo não é possível eliminá-lo por completo.

Entenda o processo

Se formos direto ao ponto, isso ocorre em três “fases”: ponto de condensação da água, umidade específica e umidade relativa.

Esses são conceitos que explicam como o gerador forma a água e nos tópicos a seguir você entenderá melhor esse processo.

Ponto de condensação da água

Na escola aprendemos que a água tem três estados e aqui ela vai passar de um para o outro. No gerador ela será transformada de seu estado gasoso para o líquido, acumulando a água no tanque de combustível e em outros componentes.

O ponto de condensação tem a ver com a temperatura específica em que ocorre essa passagem de um estado para o outro. Então, basicamente, é o momento em que a água muda de gás para líquido.

Umidade específica

Para que o vapor chegue ao gerador e se transforme em líquido, ele é trazido pelo ar. Depois é levado de uma região a outra no equipamento em quantidades diferentes, o que vai depender da temperatura e da pressão externa.

A capacidade da massa é maior quando o ar está mais quente e sofre mais pressão. Isso significa que a quantidade de água condensada também será maior.

Leia também: Radiador para gerador: Principais problemas quando não se tem manutenção

Umidade relativa

Esse conceito difere dos demais, uma vez que é a quantia máxima de ar que pode ser carregado divido pela quantidade de vapor. A umidade relativa é um equilíbrio entre pressão e temperatura, estabilizando estes dois fatores.

Para que ocorra o ponto de condensação da água, esse processo precisa chegar a 100%, caso contrário o fenômeno não acontece.

Como a condensação da água afeta o gerador?

Como mencionado, os geradores são máquinas complexas. Sua formação inclui componentes e elementos químicos, sobretudo no sistema de combustível.

O contato com a água faz com que esses elementos formem ácidos nocivos ao equipamento como um todo. Uma das preocupações é que eles podem comprometer a estrutura do grupo gerador.

Além disso, a condensação da água estimula o crescimento de bactérias e fungos no sistema. E com o tempo, eles formam a “borra” que pode entupir os filtros e até corroê-los. Não existe uma maneira de eliminar por completo o efeito, mas é possível reduzir seu impacto no equipamento.

A melhor maneira de evitar a condensação é através da manutenção preventiva. Esse processo deve ser feito dentro do período adequado, indicado por especialistas. Desta forma, evita-se problemas mais graves causados pelo fenômeno, como o comprometimento da máquina e sua substituição.

Se você tem um gerador e ele não passa por manutenção, é importante ficar atento. Em nosso blog, você pode conferir dicas sobre a importância desse processo e como ele é feito. Clique aqui para acessá-lo.

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This