fbpx

Saiba tudo sobre baterias para geradores

por | nov 22, 2021 | Manutenção

Você sabia que problemas de funcionamento podem ser iniciados nas baterias para geradores? Sim, é esse componente que faz com que o sistema seja acionado, por assim dizer. Então, se há alguma avaria, todo funcionamento a rede é prejudicado.

Se esta peça for mal utilizada, deixando de lado as manutenções, a deterioração é uma das consequências. E isso irá afetar todo o gerador, culminando até mesmo na parada do equipamento.

Para você entender como a bateria influencia todo o funcionamento, preparamos este texto. Continue a leitura para mais informações.

Qual a função das baterias para os geradores?

De modo geral, esse componente é sistema cardiovascular do equipamento. Em outras palavras, é a bateria que envia sinais vitais ao grupo gerador, indicando se ele deve ser acionado ou não.

Por isso, é uma peça indispensável para esse sistema e requer atenção tal como outros componentes. Ela também passa por manutenção preditiva e tem cuidados específicos para seu bom funcionamento.

Além disso, as baterias para geradores precisam suportar a corrente de partida que fará o motor funcionar.

Leia também: Peças para geradores: Tenha uma empresa de confiança

O que fazer para não ter problemas com a bateria?

O melhor caminho para manter a bateria em perfeito estado é a manutenção preditiva. Esse processo é feito em todos os componentes do gerador, em períodos pré-determinados.

Fora a manutenção, alguns cuidados na hora de escolher as baterias para geradores também devem ser tomados.

Primeiro, é indicado verificar as especificações dessa peça, informações cedidas pelo fabricante. Esse passo é necessário para que as baterias para geradores sejam compatíveis ao porte do equipamento, de modo a suprir a demanda de partida.

Também é necessário buscar por um bom carregador de bateria, cuja função é mandar carga ao componente.

Neste caso, a peça injeta tensão a ela e alguns modelos possuem dispositivos de verificação, onde são realizados testes de ciclo nas baterias. O objetivo é analisar a qualidade deste componente e se ele está funcionando de forma adequada.

Não realizei a manutenção, o que pode acontecer?

A consequência mais comum nestes casos é a explosão das baterias para geradores, algo preocupante.

Os componentes emanam gases gerados por reações químicas, como o hidrogênio, por exemplo, sendo altamente inflamável. Então, uma pequena faísca pode causar um grave acidente.

Esse problema não é incomum, já que o motor produz faíscas normalmente, sobretudo ao dar partida. Se ele estiver frio, a demanda da bateria é muito maior, gerando uma produção ampla.

Essa situação é a causa mais comum, mas não é a única. Conexões soltas também podem causar a explosão, assim como o uso prolongado do gerador.

Quando é mantido ligado por longos períodos, as conexões são enfraquecidas, resultando no vazamento de gases.

A melhor maneira de evitar algo similar é através da manutenção preditiva, feita dentro do prazo adequado.

Neste processo, não só as baterias para geradores, como outros componentes do grupo, serão testadas e substituídas quando necessário.

Deixar a manutenção de lado é colocar em risco todo o sistema de fornecimento emergencial. E o que é para usar como plano de contingência, pode não funcionar quando você mais precisar.

Quer entender como é feito e a importância de um processo de manutenção? Em nosso blog você encontrará conteúdos sobre o assunto para tirar todas as suas dúvidas. Basta clicar aqui para acessá-los.

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This