fbpx

Aluguel de gerador ou compra: Qual é o melhor?

por | jul 12, 2021 | Dicas

Você já parou para pensar no que compensa mais: aluguel de gerador ou compra? Queremos te ajudar a chegar em uma solução que seja eficiente para o seu condomínio ou empresa.

Neste texto, listamos os prós e contras tanto de locar o equipamento quando de comprá-lo. Assim você consegue tomar uma decisão que atenda todas as suas necessidades. Então, vamos ao que interessa, continue a leitura:

Por que você precisa de um grupo gerador?

Antes de mais nada, é importante entender por que ter um gerador. O fornecimento convencional pode ser falho e cair a qualquer momento. Em períodos mais chuvosos, por exemplo, é comum que haja corte de energia, muitas vezes por longas horas.

Além das quedas repentinas, existe a questão do preço pago por esse serviço. O Brasil cobra alto pela energia produzida, sendo o 5º país com o recurso mais caro.

Desde 2015, para equilibrar os gastos com a produção, são cobradas taxas extras nas contas em um sistema de bandeiras. E a partir deste mês (julho), esse sistema vai tornar as contas ainda mais altas com o reajuste de 52% na bandeira vermelha 2.

O gerador fornece energia a qualquer momento, visto que tem acionamento automático. Em casos de falhas no fornecimento, ele é ligado para não atrapalhar a rotina do local.

Ele também colabora para reduzir o valor das contas, visto que pode ser utilizado durante o horário de maior pico, por exemplo. Sendo assim, o uso do equipamento é benéfico para condomínios e empresas de diversos setores. Resta saber se é melhor escolher entre aluguel de gerador ou compra, vendo o que faz mais sentido para você.

Então, o que devo fazer?

Entre aluguel de gerador ou compra é necessário ponderar as duas alternativas antes de tomar uma decisão.

Vamos começar pela locação do grupo gerador. Esse é o caminho mais curto para utilizar o equipamento, o que não significa que é o mais vantajoso.

O aluguel ocorre porque o investimento em geradores de energia ainda é considerado alto. Dessa forma, cria-se a sensação que a locação terá custos menores, inclusive para manter o equipamento.

Na realidade, a locação só é interessante para um período curto de uso. A longo prazo, manter esse custo se torna complicado.

No período de um ano, o aluguel demonstra que o investimento comparado aos custos perde força. Isso ocorre justamente porque durante esse tempo, o dinheiro gasto com a locação paga a compra de um equipamento novo.

Considere alguns aspectos para decidir entre aluguel de gerador ou compra

  • Em qual período o equipamento será utilizado;
  • Custos para instalação do gerador;
  • Adequação da infraestrutura para instalá-lo;
  • Depreciação;
  • A necessidade de sistemas ou peças adicionais;
  • Gastos com manutenção totalmente necessária para a vida útil e performance do equipamento.

A compra, normalmente, implica também na manutenção que deve ser feita por uma empresa com expertise nesse serviço. Um dos diferenciais da ATG é o contrato de manutenção preditiva para garantir que o gerador esteja sempre pronto para uso, independentemente das condições climáticas.

Leia também: Instalação de geradores: Entenda como a ATG realiza esse processo

Aluguel de gerador ou compra: o que devo escolher?

Se você está em dúvidas entre aluguel de gerador ou compra, a sugestão é optar pela segunda opção e adquirir o equipamento.

Como você pode ver, o investimento na locação tende a ser oneroso a longo prazo. No período de um ano alugando, você consegue pagar o valor total de um gerador novo.

O equipamento é capaz de prover economia e atender com eficiência edifícios residenciais ou comerciais. Inúmeros setores podem se beneficiar do uso, como shoppings, fábricas, supermercados, entre muitos outros.

Por isso, não restam dúvidas de que o próximo passo é, entre aluguel de gerador ou compra, justamente comprar e instalar o seu gerador de energia. E nós podemos ajudá-lo nessa tarefa, clique no botão abaixo e saiba como.

AGENDE UMA VISITA

  • Av. Padre Anchieta, 241
  • Jordanópolis – S.B. do Campo
  • SP – CEP 09891-420
  •  (11) 4365-2420
  •  (11) 99147-4313
Share This