Você sabia que dimensionar um gerador é parte importante do processo de instalação?

Antes da instalação são definidos alguns pontos, como o objetivo de uso e a capacidade energética. Essas questões são consideradas para o dimensionamento, etapa fundamental para que o gerador funcione de forma adequada.

Para entender melhor, trouxemos os principais pontos desse assunto. Continue a leitura para saber mais!

Por onde começar esse processo?

A etapa de dimensionamento reúne uma série de informações necessárias para executá-lo. Isso é importante porque existem modelos e marcas distintas, onde as especificações são variadas.

Um gerador pode ter voltagem de 110v até 380v, ser trifásico ou monofásico, partida manual ou elétrica, entre outras características. Por isso é tão importante saber dessas informações antes da instalação, e o dimensionamento faz isso. 

Quando a ATG Geradores vai dimensionar um gerador, ela estuda todos esses pontos para entender o projeto. Assim, conseguirá organizar para que o equipamento cumpra o seu objetivo. 

O tamanho, por exemplo, interfere no fornecimento de energia. Se ele precisa atender um prédio, precisa ter as dimensões e potência adequadas para isso. 

O que é necessário para dimensionar um gerador?

Esse processo irá garantir o bom funcionamento do grupo gerador. Se for subdimensionado, o equipamento pode apresentar problemas de desempenho que podem comprometer sua vida útil. 

O ideal é que ele trabalhe com 30 a 70% da capacidade nominal para não apresentar problemas. 

Para que isso seja possível, você vai precisar reunir as seguintes informações:

Outros aspectos também são necessários, como as placas dos equipamentos que serão ligados ao gerador. Neste caso, as potências desses aparelhos, corrente e voltagem de funcionamento devem ser levantadas. Não se preocupe, a ATG Geradores verifica tudo isso para você na visita de dimensionamento do gerador.

Cálculo de dimensionamento 

É preciso fazer contas para dimensionar um gerador, visto que os dados sobre os aparelhos ligados a ele são considerados. 

O cálculo tem como base os valores da potência em Watts de cada um dos aparelhos. Essa informação está presente nas placas dos eletrodomésticos e eletrônicos. 

Os equipamentos são separados em 2 grupos: resistivos e indutivos. O primeiro grupo é composto por aquecedores, televisões, chuveiro e outros itens. Já o segundo é voltado para aparelhos que possuem algum tipo de motor. 

Se forem resistivos, o valor de pico e nominal não muda. Agora para os indutivos, é necessário simplificar a carga de pico por 4 vezes a nominal. 

Com esses dados em mãos, o cálculo é feito para chegar em um valor que indique as características ideais para o grupo gerador. 

Sabendo disso, o próximo passo é dimensionar um gerador de energia adequado ao espaço de instalação. Esse processo deve ser feito por uma equipe técnica capacitada para o serviço prezando pela segurança e qualidade. 

Embora pareça algo simples, o cálculo é complexo e detalhado, demanda conhecimentos técnicos que somente profissionais qualificados apresentam. 

Neste caso, você pode contar conosco para que o gerador seja dimensionado adequadamente e instalado. Para saber mais, clique aqui e conheça nossos serviços.